UNCISAL
  • UNCISAL
    Institucional
    • Apresentação
    • Reitoria
    • Pró-Reitorias
    • Conselho Universitário - CONSU
    • Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE
    • Unidades Acadêmicas
    • Órgãos de Assessoramento
    • Pesquisador Institucional
    • Comissão Própria de Avaliação - CPA
    • Campi
    • Estrutura
    Ensino
      Portal PROEG Cursos Superiores Cursos Pós-Graduação Cursos Técnicos Calendário Acadêmico Normas Acadêmicas Monitorias Estágios
    Pesquisa
      Grupos de Pesquisa Programas Inovação Tecnológica Laboratórios Ética em Pesquisa Iniciação Científica
    Extensão
      Certificados Informes e Atualizações Documentos Ligas Acadêmicas Programas e Projetos Cadastro e Relatório
    Legislação Congresso Acadêmico e Científico da UNCISAL - CACUN Biblioteca
  • Estudante
    Graduação
      Cursos Calendário Acadêmico
    Pós-Graduação
      Especialização Residências Mestrado Doutorado
    Ensino Técnico
      Escola Técnica de Saúde
    Internacional Egressos e-Mail Institucional
  • Servidor
    Avaliação Capacitação Saúde no Trabalho Clube de Vantagens Documentos Escala de Férias
  • Ingresso
  • Transparência
    Licitações Contratos Convênios Aviso de Cotação Dispensa de Licitação Acesso à Informação Catálogo de Itens Funcionários Terceirizados LGPD Plano de Contratações Anual - PCA Instrumento de Maturidade da Gestão – IMGG 100 Pontos Integridade
  • Assistência
    Unidades Assistenciais
      Hospital Escola Helvio Auto Hospital Escola Portugal Ramalho Maternidade Escola Santa Mônica
    Unidades de Apoio Assistencial
      Ambulatório de Especialidades Casa Fecha Feridas Prof. Isaac Soares de Lima Centro de Atenção Psicossocial Centro Especializado em Reabilitação Centro de Diagnóstico e Imagem Centro de Patologia e Medicina Laboratorial Serviço de Verificação de Óbitos
  • Carta de Serviços
MENU
  • Propep
  • Principal
  • Equipe
  • Formulários
  • Pesquisa
  • Apresentação
  • Material Científico - Buscas
  • Grupos de Pesquisa
  • Ceua
  • Centro de Cirurgia Experimental e Biotério
  • Laboratórios de Pesquisa
  • NIT - Núcleo de Inovação Tecnológica
  • Pós-Graduação - Strictu Sensu
  • Apresentação
  • Mestrado
  • Doutorado
  • Pós-Graduação - Lato Sensu
  • Apresentação
  • Especializações
  • Residências
  • Iniciação Científica
  • Apresentação
  • Plataforma de Iniciação Científica - PIC/Uncisal
  • O que é Iniciação Científica e Tecnológica
  • Programas de Iniciação Científicas e Tecnológicas
  • Anais das Jornadas
  • Modelos de Documentos
  • Editais
  • Produções da Iniciação Científica e Tecnológica
  • Núcleo de Inovação Tecnológica
  • Apresentação
  • Incubadora de Empresas - UNITEC
  1. Início
  2. PROPEP

Centro de Cirurgia Experimental e Biotério

O Centro de Cirurgia Experimental e Biotério (CCEB) é o local onde os modelos animais (ratos e camundongos) são criados e mantidos para atender as demandas da UNCISAL no que se refere ao número de animais disponibilizados para fins de ensino e pesquisa. O biotério atende pesquisadores, professores, alunos de graduação e de pós-graduação.

A ética no manejo e o bem-estar animal norteiam as ações da equipe e dos pesquisadores que atuam no CCEB, buscando a redução do número de animais utilizados, a substituição de seu uso, sempre que possível, por procedimentos alternativos que não envolvam animais e o refinamento das técnicas empregadas. A utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa segue os padrões de qualidade e respeito à vida estabelecidos pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA).

ANIMAIS PRODUZIDOS

  • Rattus norvegicus (linhagem Wistar)

  • Mus musculus (linhagens Swiss e C57BL6);

EQUIPE:

  • Corpo Técnico:

    • Danielle Custódio Leal (Médica Veterinária/Chefe do CCEB)

    • Marcelo Roberto Xavier (Tecnólogo em Radiologia)

  • Artífices:

    • Reynaldo Souto de Souza

    • Robson Barbosa dos Santos

    • Rodrigo Dias dos Santos

    • Silvanio André Teixeira

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Horário de atendimento para a secretaria e setor administrativo: Segunda / Sexta-feira das 8h00 às 12h00.

Regime de plantão nas áreas internas para manutenção de animais e de equipamentos essenciais aos processos de apoio.

Acesso somente para funcionários e pesquisadores autorizados pela Chefia do setor.

CONDIÇÕES PARA ACESSO AOS PRODUTOS E SERVIÇOS DO CCEB

Solicitação de animais por usuário interno

As solicitações estão condicionadas a um projeto de pesquisa desenvolvido na unidade. A solicitação de animais deve ser realizada com envio de  Formulário de Cadastro de Pesquisa/ Solicitação de Animais por meio do email cceb@uncisal.edu.br

O fornecimento de animais é prioritário aos projetos de pesquisa oficialmente cadastrados e aprovados pela Comissão de Ética da UNCISAL.

Os animais somente serão entregues após o envio do protocolo de aprovação do projeto por uma Comissão de Ética no Uso de Animais.

O pedido de animais deve ser realizado com um mínimo de antecedência de 60 dias, o que não implica que os animais estarão disponíveis nesse período. A disponibilidade de animais depende da reprodução da colônia.

As solicitações serão atendidas por ordem de submissão do formulário. Pedidos em seqüência cronológica de um mesmo pesquisador podem depender de mais tempo para serem atendidos, de forma, que não prejudique outras pesquisas que dependem de animais.

Solicitação de animais por usuário externo

O fornecimento de animais ocorre apenas para projetos de pesquisa aprovados pela Comissão de Ética.

O pedido de animais deve ser realizado com um mínimo de antecedência de 60 dias, o que não implica que os animais estarão disponíveis nesse período. A disponibilidade de animais depende da reprodução da colônia.

Os animais somente serão entregues após o envio do protocolo de aprovação do projeto por uma Comissão de Ética no Uso de Animais e envio de comprovante de pagamento por depósito bancário.

Para pesquisadores que utilizarão os animais em fora das dependências do CCEB é necessário trazer caixas com maravalha e em tamanho ideal para quantidade solicitada. Em geral utiliza-se de 15-20 camundongos por caixa de ratos (caixa grande 40x34x16 cm) e no máximo 5 animais para caixas de camundongos (caixa pequena 30x20x13 cm).

Solicitação de espaço para experimentação

Deve ser solicitado pelo coordenador do projeto previamente a realização da pesquisa, encaminhando projeto com cronograma detalhado.

Cabe ao pesquisador a aquisição de materiais/produtos específicos para a pesquisa e a manutenção (alimentação e limpeza) dos animais em experimentação.

Ao ser enviado o pedido passará por análise do setor competente para verificação de conformidade e disponibilidade de espaço físico e de equipamentos para recebimento da linhagem.

LEGISLAÇÃO

  • Lei 11.798/08 (Lei Arouca) (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11794.htm)

  • Decreto Nº 6.899, de 15 de julho de 2009 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6899.htm)

  • E-book – Normativas do CONCEA (https://www.gov.br/mcti/pt-br/composicao/conselhos/concea/arquivos/arquivo/publicacoes-do-concea/guia_concea_1ed_animais-_ensino_ou_pesquisa_2023.pdf)

SITES RELACIONADOS

  • Conselho Nacional de Experimentação Animal - CONCEA (http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/institucional/concea/index.html)

  • Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório - SBCAL (https://www.sbcal.org.br/)

  • Federation of Laboratory Animal Science Associations - Felasa (http://www.felasa.eu/)

  • Comissão de Ética de uso de Animais - CEUA/UNCISAL (ASSOCIAR A CEUA)

  • ARRIVE (Animal Research: Reporting of In Vivo Experiments) (https://arriveguidelines.org/)

  • PREPARE (Planejamento de pesquisa e procedimentos experimentais em animais: recomendações para excelência ) (https://norecopa.no/prepare)

LOCALIZAÇÃO E CONTATO
Estamos localizados no campus sede da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). Campus Governador Lamenha Filho. Rua Doutor Jorge de Lima, 113 - Trapiche da Barra - 57010-382 - Maceió/AL.

Telefone: (82) 3315-6785

Email: cceb@uncisal.edu.br

UNCISAL

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

Campus Governador Lamenha Filho

Rua Doutor Jorge de Lima, 113 - Trapiche da Barra

57010-382 Maceió/AL

Telefone: +55 (82) 9.8833-5791

REDES SOCIAIS

LINKS ÚTEIS

  • Alagoas para alagoanos
  • Acesso à Informação
  • Saberes
  • Controladoria
Desenvolvido pela Supervisão Executiva de Tecnologia da Informação © 2005 - 2019 UNCISAL - Todos os direitos reservados.