Danielle Cândido
“Sempre fui uma entusiasta da Extensão Universitária. Aprendi e continuo aprendendo bastante com o contato direto com a comunidade que somente a Extensão proporciona”. O depoimento de Débora de Cerqueira Santana, egressa da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), demonstra o poder transformador de participar de atividades extensionistas. Um caminho que começou na graduação em Terapia Ocupacional e, neste mês de janeiro, ganhou mais um passo, com a apresentação da dissertação de mestrado sobre “Extensão universitária e o processo de curricularização: percepções dos discentes no contexto de formação em saúde”.
Confira o vídeo educativo elaborado como produto da pesquisa de mestrado: https://youtu.be/G7hbd-qrx7Q
A terapeuta ocupacional concluiu a graduação em 2016 e, no ano seguinte, iniciou a Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Uncisal. A pesquisa do Mestrado em Ensino em Saúde (FAMED/UFAL), sob a orientação da Profa. Dra. Lenilda Austrilino, foi mais uma etapa na sua formação acadêmica. Segundo Débora de Cerqueira, “o interesse em estudar essa temática surgiu pela vivência na Extensão e pelo desejo de conhecer como o processo de curricularização estava ocorrendo em Alagoas, principalmente na Uncisal, instituição a qual pertence grande parte da minha formação profissional”.
A pesquisa de mestrado teve o objetivo de analisar as percepções dos estudantes da Uncisal sobre o processo de Curricularização da Extensão Universitária. O estudo revelou que as discussões sobre essa temática ainda são incipientes na realidade local, necessitando de maior esclarecimento de todos os atores que compõem a Universidade. Além disso, Débora de Cerqueira descreveu que os dados da pesquisa ressaltaram a importância de toda comunidade acadêmica construir, coletivamente, mecanismos que ampliem a valorização, o reconhecimento da extensão como dimensão formativa e a possibilidade de transformação pedagógica.
A dissertação de mestrado teve como resultados e discussões três categorias temáticas: 1- Curricularização na visão do discente; 2 - Habilidades e competências desenvolvidas na Extensão Universitária; e 3 - Entraves e desafios da curricularização. Dentre as habilidades e competências desenvolvidas com as atividades de extensão, os estudantes destacaram em suas falas a capacidade de resolução de problemas, trabalho em equipe interdisciplinar, visão crítica da realidade local, além da empatia e humanização em saúde adquiridas.
Entre os entraves e desafios do processo de curricularização, os estudantes destacaram a necessidade de maior divulgação sobre a temática na Universidade; a importância do engajamento docente nas atividades extensionistas; necessidade de maior valorização e flexibilidade de horas para a extensão; além da importância de fomentar programas e linhas de financiamento satisfatórias e de forma contínua para os programas e projetos de extensão.
Débora de Cerqueira participou de várias atividades extensionistas. Dentre elas, o Projeto de Extensão Sorriso de Plantão, o qual permanece ativa, atualmente, como monitora líder no Hospital Universitário. Também participou do Projeto de Extensão Universidade Aberta à Terceira Idade da Uncisal (UNCISATI) e foi vice-presidente da Liga Acadêmica de Terapia Ocupacional em Pediatria - LATOP.
Pela experiência e pesquisa sobre o tema, a terapeuta ocupacional conclui que “a Extensão possibilita o desenvolvimento de uma série de habilidades e competências inerentes ao profissional de saúde, como a capacidade de resolução de problemas, empatia, transformação social e visão crítica da realidade local”.